quinta-feira, 24 de julho de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?

"(...) Precisamos saber de que maneira ele (o computador) vai alterar nossa concepção de aprendizado e como (...) ele minará a velha idéia de escola." (Neil Postman)

A partir de pensamentos como este sentimos um interesse e uma preocupação cada vez maiores por parte dos educadores a respeito da presença do computador na escola. O interesse parece justificar-se pela possibilidade de novos caminhos para se alcançar uma melhoria da qualidade de ensino; a preocupação talvez fique por conta do desconhecimento da maioria dos professores de como se utilizar dessa tecnologia sem ser substituído por ela.

"As velozes transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender. É preciso que se esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo." (Kenski 1998)

A principal mudança começa pelos professores que precisam enfrentar um processo de contínuo aperfeiçoamento e com muito afinco, pois assim como a tecnologia não pára de evoluir, nós, educadores temos que estar constantemente aperfeiçoando-nos. Temos que aceitar a idéia de que o mundo não viverá mais sem computadores e que se nós, na escola, temos o compromisso de formar cidadãos, nada mais urgente do que possibilitarmos o acesso dessa ferramenta que revolucionou os costumes, os mercados, as comunicações, enfim, a sociedade moderna, que dia após dia não dará mais um passo sem ela.

As novas tecnologias promovem inevitáveis mudanças na educação. Se pensarmos bem a velocidade com que a revolução tecnológica vem acontecendo, perceberemos o surgimento e renovação de saberes e à mudança da relação com o saber, pois a tecnologia está favorecendo novas formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio e de conhecimento. Determinar a importância desta ou daquela tecnologia, em termos de ajudar o aluno na construção do conhecimento tem sido uma preocupação recorrente de muitos educadores. Na atualidade, a presença da informática na educação é importante, é inevitável, dado que o computador tornou-se objeto sociocultural integrante do cotidiano das pessoas.


Por fim, há necessidade também de se repensar o plano político pedagógico de cada escola, pois este terá que ser reformulado para ser um projeto que contemple a inclusão digital e atenda às necessidades da realidade onde se insere. O acesso aos conhecimentos de informática deve ser parte do processo de aprendizagem dos alunos, sendo necessário criar condições para desenvolver nos alunos uma autonomia intelectual que lhes permita selecionar e escolher o que o mundo virtual pode lhes oferecer de melhor. E essa será a escola do futuro, na qual alunos e professores podem cooperar para que uns e outros avancem no seu conhecimento. Caem as fronteiras das salas de aulas e os limites de determinação de horário. Busca-se o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno. Selecionam-se conteúdos que melhor atendam às necessidades de uma comunidade virtual que está em constante processo de aprendizagem.

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